sábado, 2 de agosto de 2008

Grêmio é CAMPEÃO da Taça BH

Grêmio 2x1 Cruzeiro
Tricolor vence o Cruzeiro de virada e se sagra pela 1ª vez campeão da Taça BH


Com um belo gol do habilidoso meia Douglas Costa, aos 38min do segundo tempo, em cobrança de falta, o Grêmio venceu o Cruzeiro, de virada, por 2 a 1, na noite deste sábado, no Estádio Independência, na capital mineira, e conquistou pela primeira vez o título da Taça Belo Horizonte de Futebol Júnior.

Os jogadores do Grêmio, que comemoraram muito o título, não esconderam a satisfação ainda maior por terem se vingado do Cruzeiro. "Demos o troco neles, que foram a Porto Alegre e ganharam o título do Campeonato Brasileiro da categoria. Agora, ganhamos a Taça BH na casa deles", afirmou o goleiro Fernando.

Na outra vez que havia chegado à final da Taça BH, em 1985, logo na edição inaugural do torneio, o Grêmio tinha sido derrotado pelo mesmo Cruzeiro na decisão.

O primeiro tempo da final foi muito truncado, disputado quase sempre no meio-campo e com poucas chances de gols para os dois lados. As duas equipes marcaram forte e os sistemas defensivos levaram vantagem. O Grêmio esteve ligeiramente superior, mas sem criar problemas para o goleiro celeste Douglas.

"Foi um jogo muito truncado. O Cruzeiro, que teve boa posse de bola, marcou bem da mesma forma que a gente", comentou Tiaguinho, um dos destaques gremistas. "O nosso time teve dificuldade para segurar a bola lá na frente", avaliou, por sua vez, o atacante Eliandro.

No segundo tempo, o jogo teve outra dinâmica. Desde o começo da etapa final, a partida foi mais aberta e o Cruzeiro esteve melhor. Logo aos 5min, Eliandro abriu o placar, marcando o seu primeiro gol na Taça BH e o 16º do time cruzeirense. A alegria celeste, no entanto, durou pouco, já que Paraíba empatou quatro minutos depois.

Durante a maior parte da etapa final, o Cruzeiro buscou o ataque, pressionando o Grêmio, que mais se defendeu, tentando esporádicos contra-ataques. Em um deles, Douglas Costa, 17 anos, sofreu falta, que ele mesmo cobrou, com categoria, para deixar o seu time campeão. O camisa 10 tricolor, com sete gols, é o artilheiro do torneio.



Escalações:

Grêmio:
Fernando; Thiaguinho, Inácio(Roberson), Neuton e João; Lucas, Diego, Paulinho e Douglas; Rafael Paraíba e Rafael Martins(Spessato).
Técnico: Julinho Carmago.

Cruzeiro: Douglas Pires, Marcos, Alisson, Wadson (Luiz Henrique) e Diego Renan (Josean); Carlos Magno, Zé Eduardo (Norberto), Assis (Bruno) e Bernardo; Eliandro e Luiz Eduardo (Fidel).
Técnico: Laelson Lopes

Gols: Rafael Paraíba 09'2°T (G) e Douglas 38'2ºT. Eliandro 05'2ºT (C).

Campanha:

Fase de Grupos:
Grêmio 1x1 Fabril(MG)
Grêmio 0x0 Atlético PR
Grêmio 3x0 Amparense(MG)
Grêmio 1x1 Santos
Grêmio 4x0 Bela Vista(MG)

Mata-Mata:

Grêmio 2x0 Goiás
Grêmio 2X1 Corinthians
Grêmio 3x2 América MG

Nenhum comentário: